Saturday, February 14, 2009

Leia-me - Manual de boas práticas para andar de ônibus de linha "sem torrar as paciências "dos outros usuários

Em tempos de crise,o transporte público coletivo é a alternativa para gastar menos ,deixando o carro em casa.O ônibus é um dos mais usados,também temos trem e metrô.

Eu também faço uso do transporte coletivo.Como não tenho carro,para ir ao trabalho uso ônibus,trem e metrô.

Aqui vai algumas dicas para andar melhor nos ônibus ou em outro transporte coletivo sem "torrar a paciência dos outros usuários"

1.Se você não tem fone de ouvido para usar com o seu celular novo ou velho.Não escute em modo viva-voz!De todos os generos musicais que existe,vocẽ senão sabe se todos os pasageiros adoram o seu estilo musical.

2.Quando estiver de mochila,prefira deixa-la a frente do corpo pra não ficar dando "bolsadas" ou "mochiladas" em niguem que está sentado ou em pé no ônibus.
Ahh,lenbrando isso vale para andar nos trens e metrô.

3.Só vá para a porta do ônibus se você for descer no próximo ponto!
Se acontecer de o ônibus tiver muito cheio mesmo "crowed",ou espere o próximo ou enfrente o ar escasso dentro do ônibus lotado.Mas por favor tente não ficar atrapalhando quem vai descer primeiro que você!!

4.De sinal para descer no próximo ponto.A maioria dos motoristas não sabem(e não é obrigação deles de forma alguma) onde voc]ẽ mora!Não adiante ficar gritando e pedindo para descer aqui ou ali sem dar sinal antes do ponto.

5.Dê lugar as pesoas idosas,com necessidades especiais e gestantes.Hoje você está bem saudável,mas o amanhã tenho certeza que você não sabe.Portanato tenha respeito.

6. Sempre use as palavras mágicas:desculpe,com licença,por favor e etc.

7.Em dias de chuva não deixe o ônibus com todas as janelas fechadas.Em poucos minutos vocês irão ficar sem ar!Sem contar que o motorista não conseguirá ver o retrovisor e o calor humano ficará insuportável.Portanto deixe pelo menos uma parte pequena da janela aberta para entrar ar.

8.Em dia de calor não deixe a janela fechada!
Pode parecer brincadeira mais issoa acontece sempre!

9.Fique atento com os seus pertences.Nenhum país é totalmente seguro.Inclusive o nosso Brasil ou principalmente o nosso Brasil

10.Coloque as dicas em prática na sua próxima viagem.

Estas foram as dicas para usar bem o ônibus e não atrapalhar os demais passageiros,incluindo eu mesmo.

Resolvi escrever estas dicas porque passo estas situações quase todos os dias,quando vejo que dá para dar uma dica dentro do ônibus eu faço.

Hoje mesmo uma cidadã carapicuibense estava querendo passar com a sua mochila no corredor,porem ela ficava enroscando nas "canelas" dos outros.Eu dei uma dica para ela colocar amochina no alto.Passou rapidinho!


Abs,

bs.Não sou escritor renomado portanto posso ter cometido algum erro da nossa lingua amada ou estrangeirismo,extraterrentrimso e coisa e tal.Qualquer dúvida deixe um comentário.

No comments: