Friday, February 13, 2009

Testing Oracle JDeveloper 11g

Pessoal,

Eu estou fazendo alguns testes com esta nova versão. E pelo que vi está bem mais completo.Estava com a versão 10g.

Consegui fazer a engenharia reversa de um schema grande com mais de 900 tabelas . É claro que tem muita coisa e acaba ficando poluído . Na verdade testei também com o Toad Data Modeler e ERwin e Oracle SQL Developer Data Modeling da propria Oracle . Este último em versão de testes ainda.

O que eu acho que deveria melhorar seria uma elaboração deste mesmo programa , mas que tenha um funcionamento mais leve . Acho que o fato de "muita gente" falar mal dos programas Oracle SQL Developer e JDeveloper é o fato que quando começam a usar o programa que exige um maior numero de processamento acontece umas "travadas" . Agora pouco marcava no meu RuWindows XP 600MB para o software ! Como na nossa área 1 segundo é muito tempo , acabam abandonando de conhecer estas ferramentas,que por sinal tem recursos muito interessantes . E é free.

Fica então uma sugestão aos profissionais da Oracle a melhorar esse lado "tortoise" das ferramentas.

O JDeveloper também está com o lado DBA . Tem um Oracle SQL Developer melhor que o a versão do proprio produto Oracle SQL Developer e Oracle SQL Developer Data Modeling juntos rs . No sw de modelagem lançado a pouco tempo,eu e outro colega não consguimos fazer engenharia reversa de mais de 60 tabelas por vez . Já no Jdeveloper 11g , vai numa boa e rápido mesmo.

Também encontrei um link dentro do JDeveloper para o velho sqlplus!!

Alem dos recursos para programação Java em geral , também tem os recursos de modelagem de dados , diagrmas de classes , ou melhor se eu não me engano todos os diagramas mais usados na UML.

Bom quem quiser testar também pode baixar em :

http://www.oracle.com/technology/software/products/jdev/htdocs/soft11.html

Abs,

No comments: